Mais do que opção nutricional, ser vegano é um estilo de vida adotado cada vez mais por pessoas do mundo todo, inclusive os brasileiros. Um dos principais obstáculos de quem escolhe este caminho é comer fora de casa.
A falta de opção no cardápio dos restaurantes ainda é um ponto chave que faz um vegano optar por levar de casa sua refeição. A boa notícia é que é possível sim ter uma refeição saudável com seus amigos em restaurantes comuns:
• Consuma alimentos verde-escuro (brócolis, couve), feijão, lentilha, ervilha, grão de bico ou até mesmo proteína de soja.
• No self service, opte por um prato variado e colorido: arroz integral, leguminosas, verduras cruas e cozidas.
• Fuja das preparações fritas e gordurosas.
O Brasil é um país de clima quente, com temperaturas beirando os 25º. Por isso, é importante ingerir alimentos que não sobrecarreguem o organismo e dificultem o seu funcionamento. Siga algumas dicas e passe bem nos dias mais quentes:
• Evite a desidratação. Beba água, sucos e chás gelados. Frutas e legumes hidratam e repõem os nutrientes do corpo.
• Atenção na hora de consumir saladas cozidas. Alimentos expostos à temperatura ambiente por tempo prolongado podem provocar desconfortos gastrointestinais.
• Insira fibras no cardápio, elas promovem maior saciedade e melhoraram o funcionamento do intestino.
• Opte pelos temperos naturais, e use o sal com moderação.
• Aposte nas sobremesas como frutas e sorvetes naturais.
Uma dica importante para evitar problemas de saúde e também questões mais graves como acidentes de trânsito ou ânimos alterados é cuidar da ingestão de bebida alcóolica. Este tipo de bebida não tem quase nenhum valor nutricional, só calorias vazias. Cada grama de álcool fornece 7 calorias.
Além disso, o álcool deixa o corpo desidratado por um ou mais dias, atrapalha a capacidade do organismo absorver nutrientes, eleva os níveis de cortisol (hormônio do estresse), diminui os níveis de testosterona, atrapalha o processo de ganho de massa muscular, e ainda podem causar deficiência de B1, B2, B6, B12 e C, vitaminas essenciais para quem busca melhora no rendimento esportivo.
COPYRIGHT 2018 (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.